Páginas

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Qual é a Sua?

Muitas pessoas me perguntam: "Qual é a sua Religião?"
Confesso que a muito tempo tive dificuldades em responder esta simples pergunta, afinal, vivemos em um país laico, onde recebemos diversas influências e ensinamentos. Como boa escorpiana, sempre tive a sede pelo conhecimento, amo tudo que envolve os mistérios da vida...

Nasci e cresci em uma família católica, lembro-me aos 5 anos de idade, acordando meus pais domingo de manhã para ir a missa. Sem falar em minha adolescência que tive a honra de ser completamente alimentada pela fé. Através da doença de minha mãe, tive a oportunidade de me aproximar ainda mais de Papai do Céu, onde fui totalmente acolhida pela comunidade da Paróquia São Marcos, nela ganhei meus Padrinhos que tanto amo, só Deus sabe a importância que eles tiveram em minha vida por me darem seu colo e me receber de braços abertos no momento de maior dificuldade que passamos. Todos os domingos eu cantava na missa, o que permitiu manter vivo meu sonho de viver de minha musica, também  participava dos grupos de jovens, enfim, momentos que sou eternamente grata e gravo na alma, principalmente a maior lição que Jesus deixou que é "Amar o Próximo como a ti mesmo", e que "Dentre os 10 mandamentos, O mais importante é o Amor".

Esta lição, é a que tento praticar diariamente e me dedico a semeá-la em minhas canções.
Do outro lado.... Na família de meu pai, a maioria são de evangélicos e tenho muitos amigos que também são evangélicos. A convite deles, já visitei varias igrejas evangélicas, participei dos cultos, sou uma pessoa que acredita que tudo para o bem, é bem vindo. Com esses irmãos, aprendi a admirar a sua fé na palavra de Deus, aprendi o poder da autoridade de usar a frase; "Em Nome de Jesus", se bem que na igreja católica e em outras religiões também é praticada esta expressão, mas realmente acho lindo a forma que eles creem cegamente na palavra de Deus e no poder que esse grande mestre tem. Aprendi também a vontade de ler a bíblia, conhecer a fundo os ensinamentos, tanto que muitos pensam que sou evangélica por meu conhecimento da palavra e minhas musicas para Papai do Céu... como a musica "Deus do Impossível" e tantas outras que fiz para ELE:

Suellenluz - Deus do Impossível  



 Como disse no começo deste texto, sempre fui fascinada pelos mistérios da vida, através de amigos conheci o espiritismo. Primeiro no Kardecismo, onde fiquei encantada com a vivência plena da caridade e impressionada com a dedicação desses irmãos de luz pelo estudos da alma e do ser humano. Confesso que no inicio fique apavorada com esta história de Espíritos, ainda mais que, tanto a igreja católica quanto a evangélica condenam falar com "Espíritos", porém, nunca entendi aonde entrava o "Espirito Santo", como o próprio nome diz, é um ESPIRITO, e quem transmite as mensagens do "Espirito Santo" se chama Dom de Revelação, Carismáticos, etc, ao invés de médiuns, mas todos tem a mesma função de transmitir a mensagem inspirada por uma energia Divina.

As Religiões de Matrizes Africanas.....  Assim como a maioria das pessoas, eu cresci morrendo de medo, pois, todos falavam mal, que só era mentira e que faziam o mal para as outras pessoas, como o apelido popular diz: "Ma...Cumba"...  para mim, esse nome já remetia a algo ruim... Mas, o que me faltava para compreende-las, era apenas o conhecimento sobre estes lindos ensinamentos de respeito, disciplina, amor a Natureza e ao Próximo. Confesso que o nome ideal em minha opinião, deveria ser "Boa...Cumba" (brincadeiras a parte), porque os Guias espirituais e Médiuns, se dedicam para fazer o bem ao próximo e buscar a evolução humana.

Primeiro conheci a Umbanda, depois conheci o Candomblé, enfim, cada uma delas tem uma beleza especial, fiquei encantada com a musica, os toques, as danças, toda tradição passada através da ancestralidade, as lendas e histórias dos orixás, dos Guias. Beleza esta que me inspirou a criar um lindo projeto chamado "Suellenluz - Naruê" que em breve lançarei para todo Brasil, veja uma das musicas que fará parte deste novo CD:

Suellenluz - Dona Do Rio



Sem falar dos ensinamentos dos Indianos, dos seres divinos como Ganesha, Shiva, etc...
Resumindo, pude concluir que todas religiões tem um ponto em comum que é a Fé, o AMOR, e a CARIDADE.

Infelizmente, todas as religiões acima que citei, tem seus lados bons e ruins, porque foram inspiradas pelo Divino, mas praticada, feita e escrita por homens. Na Bíblia tem uma linda passagem que Diz: "Pedro, tu és pedra e sobre ti edificarei a minha igreja". Nesta frase compreendo que Jesus confia a humanidade o poder de espalhar este ensinamento de Amar o próximo, caminhar junto, praticando a caridade e fazer o bem sem olhar a quem.

Muitas pessoas abandonam sua religião e até mesmo a fé, por alguma decepção que algum membro da comunidade o causou, seja uma traição, uma palavra errada que foi dita, uma mensagem que um guia passou e que não teve a ver com seu problema, mas quando isso acontece, temos que compreender... por mais que os Padres, Pastores, Guias Espirituais, Gurus, etc, também são homens de carne e osso como nós e as vezes, ele também poderia estar passando por algum problema, por isso não estava 100% centrados no espiritual e aquilo causou o determinado equivoco.

Outras pessoas se afastam pelos erros das religiões como no tempo da inquisição, onde muitos mataram em nome de Deus, ou quando tiram proveito da fragilidade da pessoa, quando muitas igrejas, terreiros,etc, deixam a ganancia subir a cabeça e tiram o que a pessoa tem e o que ela não tem, em nome da fé. Quando isso acontece, o deus que estes aproveitadores usam, não se passava o "EU", e do desejo por poder. Por isso temos que buscar o divino e pedir a sabedoria para absorver os bons ensinamentos e desviar dos ruins.

Toda esta reflexão é para dizer que não devemos ir a uma Igreja, Mosteiro, Terreiro, templo, etc, por ele ser bonito, ou por fulano ter um carro do ano, ou ciclano ter conseguido um milagre, bla bla bla...
Temos que buscar a Fé em Deus (ou como vc quiser chamar, seja Javé, Jesus, Maomé, Oxalá, Alá, Buda...), vivenciando a vida em comunidade, pois, como também está escrito na Bíblia: "Quando dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu estarei presente".

Posso estar errada, mas meus estudos sobre diversas religiões me fizeram perceber que basicamente todas se resumem no Amor, na Caridade e na Fé. Assim como algumas pessoas falam Inglês, outros Português, e outros Fracês e por ai vai, para cada uma, Deus encontra uma forma de chegar no coração e na alma para conduzir ao caminho do bem.

Por isso, tenho total respeito e amor por cada uma das religiões, respeitando seus Ensinamentos e suas DIFERENÇAS.

Acredito que acabariam as guerras se as pessoas realmente praticassem este simples ensinamento deixado a mais de dois mil anos atrás: "Ame o próximo como a Ti mesmo".

Por isso, quando me perguntam: Qual é a sua religião?
Com toda alegria e com um sorriso no rosto, eu respondo:
"Minha religião é a Fé e o Amor. Sim!!! Sou Católica, Sou Evangélica, Sou do Axé, Sou Namastê, Sou Cantora, Sou Compositora e faço musicas para todas as religiões que tocam meu coração, não por acaso, meu nome de batismo já me indicava o caminho a seguir: Sou Suellenluz e nasci para espalhar a LUZ".


Por isso, segue um pedacinho da musica que fiz para resumir este assunto: 





Musica: Shalom

Composição: Suellenluz

Shalom, 
Amém pra quem tem Fé
Eu canto o meu axé
na Umbanda ou Candomblé

Namastê,
Eu quero te dizer,
Que o Deus que habita em mim
Saúda o Deus em você 





Nenhum comentário:

Postar um comentário